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MOTOR FPT 2.0L DIESEL MULTIJET II FIAT/JEEP (R4427/R4434)

Motor FPT 2.0 Diesel Multijet II – Linha Jeep / Toro

Para a correta instalação no caso deste motor, salientamos para algumas dicas que irão garantir a instalação perfeita do tensionador da correia dentada, bem como a polia.

Deve-se atentar ao possível travamento do comando de válvulas do motor. Para isso, utiliza-se uma ferramenta específica manter o sincronismo, afim de evitar esse problema. Neste caso, a ferramenta RAVEN-141015 foi utilizada, especificada para esse motor. Vide figuras 01 e 02 abaixo.

Dica Técnica - Motor FPT 2.0 Diesel Multijet II - Fiat/Jeep - Ranalle
Figura 01
Dica Técnica - Motor FPT 2.0 Diesel Multijet II - Fiat/Jeep - Ranalle
Figura 02

Ao realizar a montagem da nova correia dentada, deve-se atentar as marcas de referência, para que coincidam com as marcas na polia do comando de válvulas, engrenagem do virabrequim e engrenagem da bomba de alta pressão. Veja na figura 03 abaixo.

Dica Técnica - Motor FPT 2.0 Diesel Multijet II - Fiat/Jeep - Ranalle
Figura 03

Adicionalmente, nós recomendamos uma verificação periódica das condições da bomba d’água desse motor. Isso porque, a mesma pode apresentar desgaste prematuro, ocasionando folga no eixo central e vazamento do líquido de arrefecimento na correia dentada.

Isto pode levar a um rompimento da correia e danos nos demais componentes do motor. Veja a figura 04 abaixo.

Dica Técnica - Motor FPT 2.0 Diesel Multijet II - Fiat/Jeep - Ranalle
Figura 04