MOTOR RENAULT / PEUGEOT 1.0 16V (R4615)
Peugeot 206 1.0 16V, Renault Clio/Kangoo 1.0 16V, Renault Twingo 1.2 16V
No caso deste motor, o sentido correto de tensionamento da correia sincronizadora é anti-horário. Caso o tensionamento seja feito no sentido horário, a polia entra em contato com o cabeçote (Fig. 01 e 02) e a tampa protetora da correia, bloqueando o movimento da polia.
Mesmo no sentido correto (anti-horário), caso haja excesso de tensão, a polia também entra em contato com o cabeçote (Fig. 01 e 02) e a tampa protetora da correia, bloqueando o movimento da polia. A Ranalle envia junto com o tensor um adesivo (Fig. 03) indicando a correta forma de instalação afim de evitar tais transtornos.
No cabeçote desse motor, há um ponto de fixação onde a haste do tensionador é alojada (Fig. 06). Caso o tensionador seja alojado fora desse ponto de fixação (Fig. 06), a polia do tensionador entra em contato com o cabeçote (Fig. 01 e 02) e com a tampa protetora da correia gerando danos a polia e possível perda de sincronismo do motor. Além disso, se o tensionador for alojado fora do local correto, ocorre um empenamento na haste do tensionador (Fig. 04 e 05).