Tipos de Tensores: Manuais, Semiautomáticos e Automáticos
As montadoras estão sempre em busca de performance, economia e redução de emissão de poluentes, nunca se cansando de desenvolver novos motores. Como todos sabemos, este empreendimento conta com a importante participação de sistemistas, nomeadamente fabricantes de autopeças, que trabalham de acordo com os requisitos específicos apresentados pela montadora. Portanto, novos ingredientes e compostos são introduzidos a cada dia, respeitando outra premissa relacionada: durabilidade. Em outras palavras, o dono do projeto espera que o fabricante das peças ofereça qualidade, desempenho, economia e durabilidade.
Por isso, nunca se cansam do desenvolvimento contínuo, apresentando novas sugestões e itens de primeira linha, que posteriormente chegam à mecânica pelo mercado de reposição. Seguindo essa filosofia, os componentes que fazem parte da distribuição mecânica do motor e dos sistemas de controle de acessórios, como polias e tensionadores, são sempre testados nas seguintes áreas: alta temperatura e alta pressão, menor espaço e maiores intervalos de troca de componentes.
Bom, nesse artigo, como comentamos, iremos falar sobre os diferentes tipos de Tensores, os quais são: manuais, semiautomáticos e automáticos!
O que são os Tensores?
Primeiramente, o tensor da correia dentada, também conhecido como tensor da correia dentada, é uma peça do tipo rolamento com orifício excêntrico que tem como principal função manter a força tensora da correia dentada no nível correcto. Garantir o bom funcionamento do tensor é tão importante quanto garantir a vida útil da correia dentada. Isso porque um tensionador com defeito pode causar mais problemas do que a simples manutenção do motor. Por falta de manutenção, comandos para válvulas, válvulas e até pistões do motor podem ser interrompidos. No caso de um sistema sincronizado, o custo da manutenção preventiva é 10 vezes menor que o valor da manutenção corretiva.
Quais as diferenças entre os Tipos de Tensores?
Para saber mais sobre os Tensionadores de Correias Dentadas, acesse nosso artigo onde explicamos tudo sobre os Tensores!
Tensores Manuais
É uma polia com furo excêntrico que é tensionado manualmente pelo aplicador no momento da instalação, sendo que para garantir o correto tensionamento faz-se necessário o uso de um equipamento específico chamado tensiômetro.
Tensores Semiautomáticos
Tem o mesmo principio do tensor manual, mas utiliza uma mola com carga pré-determinada, que permite o correto tensionamento através do alinhamento dos indicadores de tensão no momento da instalação.
Tensores Automáticos
É um tensor com mola no qual não existe a possibilidade de regulagem no momento da instalação, determinada de acordo com o fabricante. Um outro tipo possui internamente um atuador hidráulico que utiliza a pressão do óleo do motor para ajustar a tensão da correia.
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